Fortaleza – CE | quinta-feira 24 de abril de 2025 / 05:04

Indústria de materiais de construção cresce 7,3% em março e mantém projeção positiva para 2025

Setor registra avanço mensal de 0,4% e reforça expectativa de crescimento sustentado, segundo levantamento da Abramat

A indústria de materiais de construção manteve desempenho positivo em março, segundo a mais recente edição da pesquisa Índice Abramat, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que o faturamento do setor cresceu 0,4% em relação a fevereiro e 7,3% na comparação com março de 2024.

O estudo também destaca que, no comparativo anual, o faturamento deflacionado dos materiais básicos teve alta de 5,3%, enquanto os materiais de acabamento apresentaram crescimento de 10,3%. Em relação ao mês anterior, os avanços foram de 0,2% e 0,5%, respectivamente.

Com base nesses resultados, a projeção de crescimento para o acumulado de 2025 foi mantida em 2,8%. A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) avalia que os números reforçam a tendência de retomada do setor, mesmo diante de desafios macroeconômicos.

“Os resultados de março reforçam a tendência esperada de crescimento para a indústria de materiais de construção, mesmo com um cenário de vários desafios pela frente, como a necessária redução da taxa de juros, controle da inflação e redução de gastos públicos. A manutenção da projeção de crescimento para 2025 demonstra a confiança do setor na continuidade dos investimentos e na recuperação gradual da atividade de nosso ecossistema, com a efetivação de projetos em andamento como a nova faixa do Minha Casa Minha Vida e ações de combate à falta de conformidade técnica e fiscal no mercado”, afirmou o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.

Os dados indicam otimismo entre os agentes do setor, impulsionado por programas habitacionais, investimentos em infraestrutura e a busca por maior formalização no mercado de construção civil. A expectativa é de que a trajetória de crescimento se consolide ao longo do ano.

Fonte: Redação

PUBLICIDADE