O sistema de monitoramento do Banco de Capacitor Série (BCS) foi escolhido pela Furnas para o projeto de modernização da Subestação da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa de Furnas, localizada na Bacia do Alto Tocantins (GO), que tem capacidade instalada de 1.275 MW e grande relevância no panorama energético brasileiro.
Com grande diferencial de acompanhamento preditivo, a tecnologia promete reduzir o tempo de reparo e da frequência de manutenção corretiva, diminuindo paradas não programadas e aprimorando o prazo entre manutenções preventivas.
A solução da Siemens Energy faz o diagnóstico em tempo real do equipamento instalado na Subestação da UHE, traçando prognósticos e estimativas de possíveis falhas.
Adicionalmente, a localização e classificação dos possíveis distúrbios técnicos podem ser realizadas de qualquer navegador web da rede do cliente, consolidando uma importante etapa de digitalização do equipamento.
“Essa tecnologia permite conhecer o estado dos equipamentos em operação e prever possíveis falhas, funções essenciais na redução de custos e no aumento da confiabilidade e segurança para melhor atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional”, afirma Pedro Romano, gerente do contrato pela Siemens Energy no Brasil.
Adicionalmente, a Siemens Energy, em consórcio com a Grantel Engenharia, também forneceu para o projeto a implementação de um Banco de Capacitor Série Fixo de 550 kV, incluindo a elaboração do projeto executivo, fornecimento de equipamentos, materiais e sistemas.
Segundo a empresa, o projeto foi desenvolvido durante 12 meses e entregue cerca de 45 dias antes da data programada em contrato.