Fortaleza – CE | terça-feira 17 de junho de 2025 / 20:29

Locação de andaimes e escoras se consolida como estratégia para cortar custos e aumentar a produtividade nas obras

Modelo de aluguel oferece segurança, flexibilidade e redução de gastos, com destaque para soluções tecnológicas como o sistema Alupec da Orpec

No cenário da construção civil, especialmente em projetos de médio e grande porte, a locação de escoras e andaimes vem se destacando como uma alternativa inteligente para reduzir custos e aumentar a eficiência nos canteiros de obras. Equipamentos essenciais para a sustentação de estruturas e segurança dos trabalhadores, essas soluções agora são frequentemente obtidas por meio do aluguel, em vez da compra direta.

A Orpec, empresa paranaense especializada em estruturas tubulares, escoramentos e andaimes, é um exemplo claro dessa tendência. Participando pela terceira vez da Concrete Show, maior evento do setor na América Latina, que acontecerá em agosto em São Paulo, a companhia apresentará ao público suas soluções para diferentes perfis de obra.

Segundo Júlio Mouro, diretor de Operações da Orpec, o modelo de locação vem ganhando força justamente porque evita o investimento inicial elevado na aquisição dos equipamentos. “Além disso, elimina custos com armazenamento, manutenção e troca de peças. As construtoras estão percebendo que os recursos antes investidos na compra de equipamentos pesados podem ser melhor aproveitados em outras áreas dos projetos”, explica.

Segurança, flexibilidade e economia

Outra vantagem importante da locação é o fornecimento de andaimes em perfeito estado de conservação, o que garante maior segurança aos trabalhadores e à execução da obra, minimizando o risco de acidentes. Além disso, a possibilidade de escolher modelos específicos para cada necessidade oferece maior flexibilidade, adaptando os equipamentos às particularidades de cada projeto.

Essa abordagem eficiente se alinha com um movimento crescente, ainda que tímido, de modernização da construção civil brasileira. Dados do IBGE mostram que o setor apresenta um índice de inovação de apenas 29,6%, abaixo da média nacional de 35,7%. Ainda assim, em 2024, o segmento foi responsável por 4,3% do crescimento do PIB do Brasil.

Inovação como diferencial competitivo

Apesar da baixa adoção de tecnologia no setor, a Orpec tem seguido na contramão dessa tendência. A empresa acaba de lançar o Alupec, um sistema de escoramento metálico leve e de alta performance, que alia praticidade, segurança e produtividade. Composto por perfis de alumínio e escoras metálicas reforçadas, o Alupec foi desenvolvido para facilitar a montagem e maximizar o desempenho em obras complexas.

“O sistema é compatível com vários tipos de escoras e andaimes metálicos, aumentando a flexibilidade nos canteiros. Além disso, proporciona um excelente custo-benefício, já que melhora a produtividade. Quatro trabalhadores conseguem montar 40 m² por hora, o que permite concluir até quatro lajes por mês”, detalha Mouro.

Entre os principais benefícios do Alupec, destacam-se:

  • Encaixe rápido, que dispensa o uso de ferramentas especiais e acelera a montagem;
  • Cabeçote rebatível (drop-head), que simplifica processos e melhora a produtividade;
  • Compatibilidade com torres multidirecionais, ideal para áreas com pé-direito duplo;
  • Painéis complementares, que ajustam com precisão as estruturas e reduzem o uso de madeira.

Futuro da construção passa pela eficiência

Para Alexandre Pandolfo, Head de Operações da ABRASFE (Associação Brasileira das Empresas de Fôrmas, Escoramentos e Acesso), a inovação ainda é o ponto fraco da construção civil brasileira, mesmo com a importância do setor para a economia. “A incorporação de tecnologias para aumentar a produtividade é fundamental para o avanço da construção no país”, afirma.

Na visão de Mouro, o investimento em soluções como o Alupec demonstra como a tecnologia pode ser aplicada na prática para transformar o dia a dia da construção civil, gerando ganhos de produtividade e segurança com menor impacto financeiro.

Fonte: Redação

PUBLICIDADE