Como melhorar processos de gestão com tecnologias móveis

Que o mercado torna-se cada vez mais competitivo, já não é uma novidade. Afinal, esta consciência faz com que as empresas potencializem sua atuação no mercado. Para isso, as mesmas devem aprimorarprocessos de gestão constantemente. Na prática, esse upgrade significa:

No entanto, será possível atingi-los com os mesmos métodos todas as vezes? Não mais. Diante da Transformação Digital, é exigido implementar tecnologias que sejam adequadas para manter-se relevante no mercado.

Neste post, você aprenderá como melhorar processos de gestão com tecnologias móveis, conhecendo também algumas das melhores ferramentas que existem no momento.

Os benefícios existentes nos processos de gestão

Você já deve percebido como é fácil perder tempo e eficiência com processos de gestão fragmentados. Afinal, quanto mais houver setores, colaboradores e etapas envolvidas em um determinado procedimento, maiores são as chances de erros no decorrer do mesmo.

Uma solução para este problema, porém, é a tecnologia móvel para todos os responsáveis de um canteiro de obras.

De acordo com as pesquisas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77,1% da população brasileira possui algum tipo de celular ou dispositivo móvel. Tratando-se do acesso a rede como um todo, já são 116 milhões de pessoas conectadas à Internet.

Isso significa que já nos encontramos adaptados ao uso desse tipo de tecnologia. Por isso, há uma forte tendência para a sua adoção em todos os segmentos.

A construção civil pode beneficiar-se deste comportamento e usar aparelhos na instauração de práticas inovadoras. Aderir aoacompanhamento digital do desenvolvimento das obras é a decisão mais acertada para qualquer empreiteira que queira manter a excelência em seus serviços daqui para frente. Isso se reflete na possibilidade de existir, dentre os processos de gestão:

  • Integração com os sistemas ERP da empresa;
  • Acesso ao cronograma da obra, instrução de atividades e relatórios de andamento;
  • Mensagens educacionais e informativas para todas as equipes;
  • Gestão de processos de assistência técnica;
  • Controle contínuo da segurança em obra;
  • Melhoria do processo de inspeção (inserção de evidências no aplicativo).

O investimento em conectividade melhora a comunicação entre os diversos profissionais. Dessa forma, o planejamento estratégico é garantido à todos, evitando trabalhos repetidos e minimizando o desperdício de tempo e recursos.

Vale a pena destacar as seguintes vantagens nos processos de gestão com tecnologias:

1. Mobilidade

É raro possuir acesso a computadores e estruturas de um escritório com Internet no campo de obras. O mesmo vale em situações onde é preciso deslocamento para avaliar alguma área externa, como um terreno antes de iniciar a construção propriamente dita. Isso gera um aumento nos custos, ou ainda torna-se inviável, dependendo do tipo de demanda.

A partir do momento em que os responsáveis estão aptos a inserir e transmitir informações direto da obra, os processos de gestão passam a acontecer com mais agilidade.

Vamos imaginar um processo em que o gestor insere fotografias da obra. Quando feito manualmente, este profissional teria que baixar as fotos da câmera em seu computador. Somente após disso, poderia seguir com suas demais atividades. Com um aplicativo em dispositivo móvel, ele registra a imagem e anexa como evidência e documentação no ambiente digital do projeto em questão. Tudo isso em um único aparelho e em tempo real.

A mobilidade também pode ser útil no programa PBQP-H! Clique aqui e descubra como.

2. Comunicação e informações sem falhas

Por vezes, os relatórios de obra podem apresentar falhas ou dados contraditórios. Uma vez que a informação, passada por intermediários, perde-se ou é abordada diferentemente das inúmeras folhas preenchidas.

Até mesmo pelo fato da dificuldade que representa a comunicação oral dentro do canteiro de obras. Por ser um ambiente ruidoso, de atividades intensas e dinâmicas, são comuns as falhas. Utilizar do recurso de mensagens de texto é uma saída eficiente, graças à tecnologia mobile.

Unificando e facilitando o relacionamento por canais, tais como aplicativos e/ou ambientes digitais desenvolvidos especialmente para esta função, os ganhos são imensos!

A tecnologia móvel permite que a inserção de dados seja realizada em tempo real. Dessa mesma forma, também garante que o responsável por cada área da empresa implemente uma gestão controlada e validada dos seus indicadores. Através destes procedimentos, é possível obter dados assertivos, fundamentais para qualquer tomada de decisão.

Uma boa comunicação é importante não só entre membros de uma equipe, como também para fornecedores e parceiros. Ela é capaz de:

  • Evitar atrasos;
  • Envolver os fornecedores na obra;
  • Oferecer transparência aos parceiros;
  • Aumentar o fluxo de informação entre a obra e as instalações.

3. Redução de custos

Você sabia que o prejuízo pelos maus planejamento e uso dos recursos representa 30% do custo total de uma obra? Pois estes foram os dados coletados em pesquisas na área, que denotam o impacto negativo de erros em processos de gestão.

O controle adquirido com as tecnologias mobile permite o maior acompanhamento da obra. Com elas, é possível avaliar a entrada, a saída e o empréstimo de equipamentos/materiais,  além de possuir a rastreabilidade de todos os ativos.

Conclusão

A tecnologia móvel pode (e deve) ser utilizada a favor dos procedimentos da construção. Otimizar a mobilidade, o acesso à informação, a comunicação e os processos de gestão são apenas alguns dos benefícios que auxiliam o trabalho do gestor. As palavras de ordem são maior controle e menor risco. Afinal, isso significa um aprimoramento tanto dos resultados finais quanto da credibilidade.

Fonte: Mobuss