Os 10 edifícios mais altos do mundo atualmente em construção
Conheça os futuros arranhas-céus que estão na disputa de gigantes pelo posto de maior prédio do mundo
Com construções cada vez mais incríveis, revolucionárias e de proporções desafiadoras, diversos arranhas-céus estão sendo erguidos ao redor do mundo, principalmente em cidades como Nova York e Dubai, que impressionam com edifícios gigantescos.
Luxuosos e tecnológicos, esses prédios são, majoritariamente, dedicados a ambientes polivalentes, e contemplam hotéis, residências e escritórios, tudo em um mesmo lugar. Os 10 projetos abaixo, concentrados em sua maioria em cidades chinesas, principalmente em Wuhan, prometem ser os novos gigantes do skyline mundial, e tem até quem desbanca o Burj Khalifa, hoje maior prédio do mundo!
10. Fosun Bund Center T1
Localizado na cidade de Wuhan, na China, entre os rios Yangtze e Han, o Fosun Bund Center T1 será um edifício que abrigará escritórios, hotéis e residências em seus 470 metros de altura. Ainda sem data estimada para o início de sua construção ou finalização, a obra será composta de três torres gêmeas que serão unidas em três níveis diferentes.
9. Chushang Building
Também em Wuhan, o novo prédio chinês contará com 111 andares e sua construção já foi iniciada. Com a entrega prevista para 2025, será repleto de escritórios comerciais.
8. Wuhan Greenland Center
Projetado pelo escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, a conclusão deste novo arranha-céu está prevista para ano que vem, e deve contar com 97 andares em seus incríveis 475.6 metros. Com hotéis, flats e escritórios, promete ser mais um gigante nos céus de Wuhan e seu design possui diversos recursos de economia de energia.
7. Greenland Centre China
Em construção em Xi’an, na China, o projeto será o maior edifício da cidade e pretende alcançar 498 metros até 2024.
6. Fuyuan Zhongshan 108 IFC
Os 108 andares do Fuyuan Zhongshan 108 IFC que está se ergueendo em Zhongshan, também na China, devem estar prontos até 2029.
5. HeXi Yuzui Tower A
De autoria do escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, o arranha-céu de Nanjing, na China, deve abrigar 85 andares repletos de escritórios comerciais.
4. Suzhou Zhongnan Center
Previsto para ter até 729 metros, o Suzhou Zhongnan Center teve que se adaptar diante das regras chinesas que baniu edifícios maiores de 500 metros. Agora com 499 metros para ficarem prontos até 2025, o projeto inicial seria o segundo prédio mais alto do mundo.
3. Greenland Jinmao International Financial Center
Supermoderno, a construção do Greenland Jinmao International Financial Center iniciou em 2019 e promete entregar 499.8 metros com 102 andares até 2025 na cidade de Nanjing, na China.
2. Merdeka 118
Com incríveis 678,9 metros e 118 andares, o Merdeka 118 já é o segundo edifício mais alto do mundo. Já diante do seu quinto ano de construção, pode-se enxergar a silhueta final do arranha-céu no centro de Kuala Lumpur, na Malásia. Com uma fachada triangular de vidro facetada inspirada cultura do país asiático, a construção finalizada está prevista para o ano que vem.
1. Jeddah Tower
Sem previsão para sua conclusão, o Jeddah Tower já é um projeto conhecido por ser ambicioso e tentar tirar o posto de maior edifício do mundo do Burj Khalifa, no Emirados Árabes Unidos. Localizado em Jeddah, na Arábia Saudita, o gigante deve atingir 1.008 metros consumindo 515 mil m³ de concreto. Até agora, a torre inacabada atinge cerca de 256 metros e sua obra foi paralizada devido a pandemia.
O projeto de urbanização em torno da edificação segue em andamento em ritmo lento e o responsável pela obra prevê que ainda esse ano ela deve ser retomada.