Com quarto, banheiro, sala de estar e cozinha abrigados em 37 m², a House 1.0 é a primeira casa pequena de concreto impressa em 3D na Europa. Localizada na cidade de Holstebro, na Dinamarca, ela é um projeto do 3DCP Group, startup de impressão 3D, em parceria com o escritório Saga Space Architects.
A construção, desenvolvida para ter um valor acessível, é composta por volumes triangulares dispostos ao redor de um vão central. Com o objetivo de acomodar todos os ambientes necessários em uma casa na metragem enxuta, o quarto foi posicionado em um mezanino acima do banheiro. Para isso, o telhado se eleva nessa parte da planta.
A casa foi erguida com uma grande impressora 3D específica para construção, da empresa COBOD. O equipamento dispõe o concreto camada por camada, o que economiza material e minimiza desperdícios. Além disso, o processo é mais rápido e barato do que métodos de construção tradicionais.
Segundo os idealizadores, graças a anos de experimentação, a indústria de impressão 3D agora é capaz de executar projetos com formas mais orgânicas e suaves. A própria House 1.0 traz linhas curvas e junções arredondadas em sua fachada.